Restaurar é intervir num objecto restabelecendo ou devolvendo a originalidade que entretanto lhe foi modificada, seja pela sua utilização e natural deterioração do material, seja por intervenção humana descuidada. No entanto, obrigar a matéria a readquirir uma frescura que contradiga a sua história pode ser um inadequado trabalho de restauro. E uma das regras deve ser a reversibilidade do trabalho efectuado.
Cada peça é um caso e como tal deve ser tratado: peritagem e objectivo do restauro são os primeiros passos. A intervenção acordada deve seguir escrupulosamente os materiais e procedimentos técnicos originais. Todos os trabalhos efectuados pela ANTIQUALHA® são acompanhados por um certificado descrevendo os procedimentos técnicos realizados e materiais utilizados.
A assessoria e consultoria quer para a constituição quer para a dispersão de obras de arte exigem conhecimentos profundos de arte e do seu mercado. É também essencial a existência de critérios bem definidos, tendo em conta alguns aspectos sem os quais não se pode fazer uma avaliação correcta e fidedigna. Alguns destes critérios são a época das peças e sua autenticidade estilística, os materiais utilizados e qualidade do trabalho produzido, e o estado de conservação das peças, entre outros.
No processo de partilha familiar, que é um momento em que todas as gerações inevitavelmente se vêm envolvidas, consideramos que o trabalho de avaliação e peritagem de obras de arte é um trabalho que requer dignidade e discrição.
A ANTIQUALHA® presta este serviço elaborando um relatório descritivo final da avaliação efectuada.
Aproveitando o know-how resultante do estudo teórico e prático das técnicas de execução dos móveis antigos (consequente da experiência oficinal desde 1923), a actividade da ANTIQUALHA® é complementada pela construção de móveis revivalistas respeitando os modelos e particularidades dos originais, os materiais utilizados na época respeitante, e concedendo-lhes um inimitável ar de época com recurso aos polimentos tradicionais (cera virgem de abelha ou goma laca aplicada “à boneca”).
Esta actividade é complementada pela execução de mobiliário de linhas contemporâneas por encomenda, mas sempre respeitando as técnicas da marcenaria tradicional.
Todos os trabalhos efectuados pela nossa empresa são acompanhados por um certificado descrevendo os procedimentos técnicos realizados e os materiais utilizados.
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Blogger ícone social
  • Instagram Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now